Sourcing maximiza a eficiência e a expansão global de empresas brasileiras, dizem especialistas

Diretoras da Accrom Logística Internacional destacam os benefícios e as tendências desta estratégia no comex

Two business men shaking hands.

A logística internacional desempenha um papel vital no cenário global de comércio, conectando empresas e consumidores em diferentes partes do mundo. Para enfrentar os desafios complexos e competitivos desse ambiente, organizações de grande e pequeno porte buscam pelo sourcing, uma estratégia de ajuda externa para obter fornecedores e produtos no exterior. Especialistas em mercado internacional destacam a importância do método como uma estratégia-chave para alcançar esses recursos.

De acordo com a sócia-diretora da Accrom Logística Internacional, Cristiane Fais, ao buscar parceiros e fornecedores globais, as empresas brasileiras têm a oportunidade de aproveitar conhecimentos e tecnologias avançadas que podem impulsionar a inovação e melhorar a qualidade de produtos e serviços oferecidos. “Dentre os benefícios, o sourcing é uma estratégia eficaz para empresas que buscam otimizar suas operações globais, reduzir custos, mitigar riscos e garantir conformidade com as complexas regulamentações comerciais e aduaneiras”, explica Fais.

O que é sourcing?

O sourcing refere-se à prática de buscar recursos, suprimentos e serviços externos para atender às necessidades de uma organização. As empresas que desejam desenvolver e melhorar seus processos de importação, contratam os serviços de uma organização especializada na área de Comércio Exterior e Compras Internacionais, que vão identificar e desenvolver a melhor estratégia de compra, aumentando a capacidade de encontrar opções mais competitivas em termos de preço, qualidade e disponibilidade.

“Um dos pontos que enfatizamos é a economia gerada, apesar da tecnologia, das facilidades de comunicação que temos com o mundo, ter uma pessoa in loco para encontrar o melhor fornecedor e produto são imprescindíveis para a redução de custos e melhor competitividade de mercado”, comenta Andrea Romani, sócia-diretora da Accrom Logística Internacional.

O serviço permite que empresas acessem recursos e conhecimentos especializados que podem não estar disponíveis internamente. Isso inclui a utilização de tecnologias avançadas, análise de dados, expertise em regulamentações aduaneiras e uma vasta rede de parceiros logísticos em diferentes países.

Romani também explica os benefícios indiretos do sourcing: “Foco no core business, ao delegar as operações logísticas, as empresas podem se concentrar em suas competências centrais e outras atividades estratégicas como o marketing e outras áreas fundamentais para o desenvolvimento do negócio”, afirma.

Tendências do sourcing

A Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e blockchain, podem ser algumas das tendências a serem aplicadas nas novas operações do método sourcing. “Essas tecnologias permitem uma maior visibilidade e rastreabilidade dos produtos em trânsito, redução de erros e tempos de entrega mais curtos, elas estarão cada vez mais presente no comex”, declara Andrea Romani.

À medida que o mercado global se torna cada vez mais interconectado, o sourcing emerge como uma estratégia imprescindível para empresas brasileiras que buscam fortalecer sua posição competitiva e conquistar novas oportunidades de crescimento.

A sustentabilidade, transparência e a responsabilidade social estão se tornando fatores essenciais na seleção de parceiros logísticos internacionais. “As empresas estão buscando parceiros comprometidos com práticas sustentáveis”, finaliza Romani.

Compartilhe este Post

Este artigo foi escrito por:

Veja também: